Google+ more

Tech Awards homenageia inovadores do mundo que aplicam a tecnologia para beneficiar humanidade

Filantropo indiano N.R. Narayana Murthy recebe o Prêmio Humanitário Global no evento de gala de novembro
Press Release Date 
Wednesday, 26 September, 2012

 

SAN JOSE, CA - Todos os anos, quase quatro milhões de recém-nascidos morrem com alguns dias -- todos por falta de aquecimento.

Pelo menos um bilhão de pessoas em todo o mundo têm acesso limitado - ou não têm acesso - à água limpa. E, embora quase metade da população mundial cozinhe com lenha ou outro combustível de biomassa, a poluição interna causada pelos fogo da cozinha contribui para a morte prematura de quase dois milhões de pessoas ao ano.

É aí que entram os "tecmanitários" -- doze inovadores internacionais determinados a eliminar estes e outros desafios globais persistentes. Suas nobres conquistas serão reconhecidas na quinta-feira, dia 15 de novembro de 2012 no Santa Clara Convention Center durante o programa de premiação do Vale do Silício, o Tech Awards, apresentado pela Applied Materials em associação com o Center for Science, Technology, and Society da Santa Clara University.

"Nos inspiramos no desejo dos homenageados de melhorar o mundo através do uso criativo da tecnologia e da sua perseverança", disse Tim Ritchie, presidente do The Tech Museum. "Suas vidas e trabalhos servem como um desafio para todos nós: Queremos que o nosso trabalho tenha significado para os outros e, por isso, estamos dispostos a usar os nossos bens para criar um mundo melhor?"

Dois prêmios em dinheiro serão entregues este ano -- $75.000 e $25.000 -- para cada uma das categorias do The Tech Awards: Prêmio Intel Meio Ambiente; Prêmio Microsoft de Educação; Prêmio de Jovem Inovador da Swanson Foundation; Prêmio Nokia de Saúde; Prêmio Flextronics de Desenvolvimento Econômico e Prêmio de Energia Sustentável.

Desde a criação do programa Tech Awards em 2001, 257 premiados foram reconhecidos. No seu corpo de trabalho pioneiro estão incluídos a tecnologia de construções resistente a terremotos, criação de rótulos sensíveis ao calor para frascos de vacinas para a garantia de que as crianças estejam sendo vacinadas, até um dispositivo telefônico móvel simples de baixo custo que permite o monitoramento e a operação remota de bombas de irrigação.

"Com a sua extraordinária criatividade e convicção, os homenageados deste ano oferecem soluções inovadoras para alguns dos problemas mais urgentes da humanidade", disse Mike Splinter, Chairman e CEO da Applied Materials. "O Tech Awards incorpora de várias formas o espírito do Vale do Silício e a sua convicção de que a tecnologia pode melhorar as vidas das pessoas e tornar o mundo um lugar melhor".

Parte do The Tech Awards, o filantropo indiano N.R. Narayana Murthy, será homenageado com o prêmio James C. Morgan Global Humanitarian Award patrocinado pela Applied Materials. Este prêmio homenageia os indivíduos cuja ampla visão e liderança ajudam a aliviar os grandes desafios da humanidade. Murthy fundou a gigante de serviços tecnológicos Infosys Limited juntamente com seis colegas e se tornou um dos defensores mais influentes da saúde e do desenvolvimento rural da Índia.

Murthy foi o primeiro CEO durante 21 anos e atualmente ocupa o cargo de Chairman Emérito da empresa de serviços de tecnologia globais. A Infosys criou a Infosys Foundation em 1996. A The Infosys Foundation trabalha em parceria com organizações não governamentais para ajudar as comunidades rurais carentes da Índia concentradas em cinco iniciativas: saúde, educação, cultura, cuidado de indigentes e desenvolvimento rural.

Murthy, homenageado pela revista TIME, pela CNBC e pela Ernst & Young como Empresário do Ano do Mundo, entra para uma lista impressionante de premiados anteriores, como o ex-dirigente da eBay e o defensor da sociedade equitativa Jeff Skoll, defensora da educação e do diálogo de cultura cruzada, a Rainha Rania Al Abdullah da Jordânia, recebedor do prêmio Nobel e ex-Vice-Presidente dos Estados Unidos Al Gore, cofundador da Microsoft Bill Gates e ex-Chairman e CEO DA Applied James C. Morgan, que inspirou este prêmio.

Os Premiados do Tech Awards de 2012 representam diversas regiões como África, Índia, América do Sul e EUA. O trabalho deles afeta as pessoas de muitos países.

Durante a estadia de uma semana no Vale do Silício, os homenageados participaram de treinamento de negócios e mídia especializada, socialização com as principais empresas de tecnologia e capitalistas de empreendimentos, bem como souberam das experiências dos seus colegas homenageados.

A inscrição para os prêmios do próximo ano abre no dia 1 de novembro de 2012.

Premiados do Tech Awards de 2012

Prêmio Intel Meio Ambiente

Arup K. SenGupta
Transformação da Crise do Arsênio em Empreendimento Econômico
Sudeste da Ásia; Índia
http://nciia.org/node/1851

Problema: De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 200 milhões de pessoas com poucos recursos são ameaçadas de envenenamento com arsênio na água de nascentes contaminadas no Camboja, Nepal, Índia, Bangladesh e Vietnã.

Solução: Uso de uma tecnologia apropriada simples de operar em ambiente rural para transformar a crise do arsênio em um empreendimento econômico e proteger a saúde humana.

Impacto: Mais de 200.000 pessoas, inclusive crianças em idade escolar, se beneficiam nos países afetados pelo arsênio.

LEHR, Inc. Propane Outboard Motors
EUA e Canadá
golehr.com

Problema: Os pequenos motores a gasolina causam muita poluição e, no entanto, as soluções elétricas/bateria não têm o a performance necessária para ser uma alternativa universalmente viável.

Solução: Motores a gás patenteados que reduzem substancialmente/eliminam a poluição, melhoram a performance e reduzem o custo da propriedade.

Impacto: Cerca de 100.000 motores para grama e jardins que eliminam as emissões gasosas e reduzem as emissões de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis). Motores marinhos de popa que eliminam o vazamento de combustível na água e reduzem a emissão de partículas de dimetilmercúrio em até 96 por cento.

Prêmio Microsoft de Educação

Literacy Bridge
Talking Book
África
literacybridge.org

Problema: O conhecimento básico sobre a saúde e agricultura não chega até os bilhões de pessoas mais pobres do mundo devido ao analfabetismo e falta de eletricidade.

Solução: Um computador simples e durável que funciona com bateria para a escuta de lições que abordam as necessidades práticas das pessoas nas culturas verbais.

Impacto: 250.000 lições dadas a 20.000 agricultoras nas regiões mais pobres de Gana. Os agricultores colheram 48 por cento mais e 90 por cento de lições sobre a saúde para as mães resultaram em comportamentos mais saudáveis.

TeachAIDS
Global
teachaids.org

Problema: Pesquisas indicam que, apesar dos centenas de milhões de dólares gastos em campanhas de "informação" do HIV em 30 anos, o conhecimento correto do HIV permanece perigosamente baixo.

Solução: Uma solução de saúde pública mundial concentrada na "educação" real e não na "informação", e o desenvolvimento de um software de educação do HIV mais eficaz e flexível após uma pesquisa de várias disciplinas de mais de 5 anos em Stanford.

Impacto: Fornecimento de educação do HIV com uma eficácia única para mais de 200 organizações e governos de 73 países, educando milhões de pessoas em todo o mundo, e implementações revolucionárias nas regiões que proíbem a educação sexual.

Prêmio Katherine M. Swanson de Jovem Inovador

Angaza Design
África
angazadesign.com

Problema: Preços proibitivos dos produtos de energia limpa evitam que milhões de pessoas fora da grade na África tenham acesso à saúde, a luz e carga de bateria econômica.

Solução: Tecnologia integrada de baixo custo pré-paga que permite que os clientes paguem antecipadamente pelo uso da energia com dinheiro. Regulados remotamente através de redes de celular e integrados às plataformas de celulares existentes, estes pagamentos de energia são mais baratos que os gastos comuns com querosene.

Impacto: Luz limpa e clara e carregamento de de celular financeiramente acessível a mais 90 por cento da base deste mercado de pirâmide.

Safe Agua Peru, Art Center College
Peru

Problema: Em Cerro Verde, uma favela na periferia de Lima, Peru, 30.000 pessoas vivem sem acesso à água corrente e saneamento.

Solução: Planejamento e criação conjunta com as famílias de Cerro Verde de produtos inovadores e de custo eficaz testados pela comunidade e implementados pela Techo, uma ONG latino americana que trabalha com as famílias que vivem em extrema pobreza.

Impacto: Capacitação das famílias e comunidades através do design responsável para a conservação da água, reduz as doenças e gera mudanças sociais, culturais e econômicas.

Prêmio Nokia de Saúde

BioLite
Global
Biolitestove.com

Problema: Todos os anos quase 2 milhões de pessoas morrem prematuramente devido à poluição interna causada pela fumaça dos fogões à lenha; estes mesmos fogos resultam em mais carbono negro que todos os carros e caminhões do mundo.

Solução: O BioLite Homestove é um fogão à lenha de baixo custo e altamente eficiente que reduz substancialmente a emissão de fumaça e de carbono negro perigoso, e reduz o uso do combustível em 50 por cento.

Impacto: Um único HomeStove se paga entre seis a sete meses, reduz as taxas de doenças respiratórias fatais e economiza 2.000 libras de lenha por ano, evitando a emissão de C02 de um carro compacto.

Embrace
Global
embraceglobal.org

Problema: 1,1 milhão de bebês prematuros morrem todos os anos; 75 por cento poderiam sobreviver com tratamento econômico.

Solução: Um aquecimento de bebês de baixo custo projetado especificamente para abordar as necessidades dos bebês que sofrem de hipotermia.

Impacto: Milhares de bebês podem se beneficiar dos aquecedores distribuídos em 11 parcerias em oito países.

Prêmio de Desenvolvimento Econômico da Flextronics

Grameen Foundation USA
Community Knowledge Worker
Uganda
Grameenfoundation.org

Problema: Pequenos agricultores normalmente não têm conhecimento e informação suficientes de agricultura.

Solução: Implementação de intermediários de treinamento. A informação e o conselho aumentam a produção e os lucros.

Impacto: Trabalho com 65.000 agricultores em mais de 8.880 povoados para aumentar a produção e os lucros.

Pamela C. Ronald, David Mackill, Kenong Xu
Rice Submergence Tolerance
Global
indica.ucdavis.edu

Problema: A produção de arroz, a cultura mais importante para mais da metade da população do nosso planeta, diminui catastroficamente com as enchentes. Pelo fato de o arroz fornecer até dois terços da dieta de muitas pessoas do mundo em desenvolvimento, muitas delas que vivem com menos de $1 por dia, esta redução da produção tem um impacto devastador nos agricultores e suas famílias.

Solução: Identificação de um gene tolerante à submersão e a introdução precisa de um gene nas variedades adaptadas localmente e preferidas pelos agricultores que usam técnicas modernas de reprodução molecular.

Impacto: Em 2011, um milhão de agricultores plantaram "Arroz Sub1" com outros milhões mais nos próximos anos. A produção do arroz "Sub1" é de três a cinco vezes maior que as variedades convencionais durante as enchentes.

Prêmio de Energia Sustentável

Eco-Fuel Africa
África
Ecofuelafrica.com

Problema: 30 milhões de ugandenses não têm acesso combustível limpo para cozinha e 28 milhões de agricultores pobres não têm acesso aos fertilizantes.

Solução: Tecnologia simples local pode ser usada pelo povo local para converter refugo de fazendas e municipais em combustível limpo para cozinha e fertilizantes orgânicos.

Impacto: 6.000 famílias já se beneficiaram com esta tecnologia, com 10.000 mais até o final de 2013.

Simpa Networks
Índia
Simpanetworks.com

Problema: 400 milhões de pessoas na Índia e mais de 1,5 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm eletricidade confiável.

Solução: Preços e pagamentos móveis simples e acessíveis para soluções de energia solar fora da grade.

Impacto: Até 2015, mais de 250.000 residências com acesso à energia limpa, 6,5 megawatts de energia solar distribuída instalada, mais de 160.000 toneladas de CO2 deslocadas.

Tech Museum of Innovation
O Tech Museum é um museu prático de tecnologia e ciências para pessoas de todas as idades e backgrounds. O museu -- localizado na Capital do Vale do Silício -- é um recurso de aprendizado experimental sem fins lucrativos criado para engajar as pessoas na exploração e na experiência de tecnologias aplicadas que afetam as suas vidas. Com programas educacionais como o Tech Challenge apresentado pela Cisco, nossa competição anual de design em equipe para jovens, e programas conhecidos internacionalmente como o Tech Awards apresentado pela Applied Materials, Inc., o Tech Museum busca inspirar o inovador em todos nós.

Applied Materials
A Applied Materials, Inc. (NASDAQ: AMAT) é líder global de fornecimento de equipamento, serviços e software inovadores que permitem a manufatura de produtos avançados de semicondutores, tela plana e solares fotovoltáicos. Nossas tecnologias ajudam que as inovações como smartphones, TVs de tela plana e painéis solares tenham preços menores e sejam mais acessíveis para os consumidores e empresas de todo o mundo. Na Applied Materials, transformamos as inovações de hoje nas indústrias do futuro. Para mais informação, acesse www.appliedmaterials.com.

Center for Science, Technology, and Society
A missão do Center for Science, Technology, and Society (CSTS) é acelerar o empreendimento global inovador a serviço da humanidade. Com o seu programa exclusivo Global Social Benefit Incubator (GSBI(TM)), bem como o Frugal Innovation Lab, a pesquisa da Impact Capital, e a colaboração com a The Tech Awards, o Centro atrai as empresas e recursos técnicos para criar a capacidade das empresas sociais em todo o mundo. Como um Center of Distinction da Santa Clara University, o Centro utiliza seus programas para inspirar os professores e alunos com estudos de casos reais, e oportunidades únicas de pesquisa, para o avanço da visão da universidade de criar um mundo mais justo, mais humano e mais sustentável. Para mais informação, visite www.scu.edu/socialbenefit.

Para mais informação sobre o Tech Awards, visite: http://thetechawards.thetech.org/

Contato
Roqua Montez
Diretor de Relações Públicas
(408) 795-6225
rmontez@thetech.org